Pesquisar este blog

13.5.11

"São Carlo Borromeo (1538-84), arcebispo de Milão, descreveu as peças de teatro como uma 'liturgia do diabo', enquanto o primeiro capítulo de Four arguments for the elimination of the television, de Dennis e Merill, intitulava-se 'A barriga da besta'".

"Trata-se de uma questão intrigante, será que uma revolução lenta pode afinal ser considerada uma revolução?"

"Algumas vezes a Bíblia era usada de forma medicinal, colocada sob o travesseiro do doente. Algumas pessoas abriam suas páginas a esmo, tomando as passagens que liam como um guia celestial dirigido aos problemas do leitor."

"Somente em 1837, com a invenção do telégrafo elétrico, foi quebrada a tradicional ligação entre transporte e comunicação das mensagens.
(...)um sistema regular de transmissão de mensagens: o sistema postal, assim chamado porque envolvia o estabelecimento de postos com homens e cavalos estacionados ao longo de algumas estradas com rotas de correio. (...)
No século XVI, uma família dominava o sistema postal europeu, a Tassis ou Taxis (o termo 'táxi', atualmente de uso internacional, é derivado de seu nome).(...)
Mensageiros especiais, trocando os cavalos a intervalos regulares, eram capazes de viajar até 200 quilômetros por dia(...)
(...) No império russo, na época de Catarina, a Grande (reinado de 1762 a 1796), por exemplo, uma ordem imperial chegava a levar 18 meses para ir de São Petesburgo a Kamchatka, na Sibéria, e outros 18 para se receber a resposta na capital.(...)"

Uma história social da mídia, Asa Briggs e Peter Burke. Grifo nosso.

E você aí reclamando da lentidão dos correios.

6.5.11

Robôs x humanos no telemarketing: quem ganha?

Há décadas, talvez séculos, a inteligência artificial aguça o imaginário, seja assustando ou gerando curiosidade e palpites. "É possível um robô superar o homem?" "A tecnologia vai nos eliminar?" Etc.

O computador que ganhou de Kasparov e Matrix eram o que me vinha à cabeça de imediato ao lembrar do tema. Agora tem também um episódio que aconteceu comigo esses dias, ao atender o celular. Era uma mocinha do telemarketing da Abril.

Antes, quero perguntar: já usaram o atendimento por telefone da Oi? Bem, você praticamente não fala com ninguém, nem tecla nada, é tudo no reconhecimento de voz. E é eficiente!

Já a Abril... Bem, estou aguardando um relógio de brinde dos putos desde setembro, quando renovei a Piauí, até agora. A mocinha liga e eu penso que é pra tratar do bendito, mas não, era pra me convencer a renovar a Info.

Depois de algumas negativas, ela pergunta, (mal?) treinada, por que eu não queria permanecer assinante. Expliquei que minha rotina já não me permitia dar conta mais de acompanhar nem uma revista mensal, avalie três. Veja bem: estava claro que o motivo tinha a ver com tempo, não com dinheiro, mesmo assim ela me sai com:

- Perfeitamente, senhor. Justamente por isso a Editora Abril está lhe dando uma oportunidade ainda mais em conta. Por apenas 10 parcelas de ...

É preocupante, engraçado e, ao mesmo tempo, e principalmente, cruel concluir que o robô da Oi não seria tão estúpido.