Pesquisar este blog

13.5.11

"São Carlo Borromeo (1538-84), arcebispo de Milão, descreveu as peças de teatro como uma 'liturgia do diabo', enquanto o primeiro capítulo de Four arguments for the elimination of the television, de Dennis e Merill, intitulava-se 'A barriga da besta'".

"Trata-se de uma questão intrigante, será que uma revolução lenta pode afinal ser considerada uma revolução?"

"Algumas vezes a Bíblia era usada de forma medicinal, colocada sob o travesseiro do doente. Algumas pessoas abriam suas páginas a esmo, tomando as passagens que liam como um guia celestial dirigido aos problemas do leitor."

"Somente em 1837, com a invenção do telégrafo elétrico, foi quebrada a tradicional ligação entre transporte e comunicação das mensagens.
(...)um sistema regular de transmissão de mensagens: o sistema postal, assim chamado porque envolvia o estabelecimento de postos com homens e cavalos estacionados ao longo de algumas estradas com rotas de correio. (...)
No século XVI, uma família dominava o sistema postal europeu, a Tassis ou Taxis (o termo 'táxi', atualmente de uso internacional, é derivado de seu nome).(...)
Mensageiros especiais, trocando os cavalos a intervalos regulares, eram capazes de viajar até 200 quilômetros por dia(...)
(...) No império russo, na época de Catarina, a Grande (reinado de 1762 a 1796), por exemplo, uma ordem imperial chegava a levar 18 meses para ir de São Petesburgo a Kamchatka, na Sibéria, e outros 18 para se receber a resposta na capital.(...)"

Uma história social da mídia, Asa Briggs e Peter Burke. Grifo nosso.

E você aí reclamando da lentidão dos correios.

Nenhum comentário: