Pesquisar este blog

13.3.08

"Todas as criaturas quantas há no mundo se reduzem a quatro gêneros: criaturas racionais, como os homens; criaturas sensitivas, como os animais; criaturas vegetativas, como as plantas; criaturas insensíveis, como as pedras; e não há mais. Faltou alguma destas que se não armasse contra o semeador? Nenhuma. A natureza insensível o perseguiu nas pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva nas aves, a racional nos homens. E notai a desgraça do trigo, que onde só podia esperar razão, ali achou maior agravo. As pedras secaram-no, os espinhos afogaram-no, as aves comeram-no; e os homens? Pisaram-no: Conculcatum est. Quando Cristo mandou pregar os apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: Ide, e pregai a toda a criatura. Como assim, Senhor? Os animais não são criaturas? As árvores não são criaturas? As pedras não são criaturas? Pois hão os apóstolos de pregar às pedras? Hão de pregar aos troncos? Hão de pregar aos animais? Sim, diz São Gregório, depois de Santo Agostinho. Porque como os apóstolos iam pregar a todas as nações do Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar homens brutos, haviam de achar homens troncos, haviam de achar homens pedras. E quando os pregadores evangélicos vão pregar a toda a criatura, que se armem contra eles todas as criaturas? Grande desgraça!"

Adoro as metáforas do Padre Vieira.

5 comentários:

Anônimo disse...

minha nossa. adoro também. lerei novamente e depois mais um pouco, acho.

ei, por que a data tá 13.03? hoje não é 12, ainda?

Anônimo disse...

sei não, viu. já descobri que não, não é 12 ainda. endoidei. acho que faz tempo, inclusive!

Anônimo disse...

Pois é. Mas nada como uma final! Se o Glorioso ganha daquele time na final, eu passo uma semana andando pela cidade com a blusa alvinegra.

Larissa Claro disse...

Quanto tempo! Muita coisa pra ler... :)
Olha, faz tempo que eu n�o ou�o falar em Blindness. J� foi lan�ado l� fora?

Larissa Claro disse...

Que texto enorme! Pobre Meirelles. Talvez o meu 'Lição de Fogo' renda 1/3 das palavras dele. Nunca tive coragem de contar essa saga. Talvez quando o lançamento finalmente sair. Se isso acontecer um dia. :p

...

Por falar em Espote de Patos (?), outro dia fui ao estádio ver o Nacional perder por 4 a 0 do Internacional. Minha primeira visita ao José Cavalcante. Maior pé frio!