Pesquisar este blog

28.4.08

Rubião meteu-se na sala, e ainda uma vez leu o bilhete de Sofia. Cada palavra dessa página inesperada era um mistério; a assinatura uma capitulação. Sofia apenas; nenhum outro nome da família ou do casal. Verdadeira amiga era evidentemente uma metáfora. Rubião viu, sentiu, palpou tudo pela única força do instinto e deu por si beijando o papel, - digo mal, beijando o nome, o nome dado na pia de batismo, repetido pela mãe, entregue ao marido como parte da esciruta moral do casamento, e agora roubado a todas essas origens e posses para lhe ser mandado a ele, no fim duma folha de papel... Sofia! Sofia! Sofia!

23.4.08




O MeiaBoca fez cinco anos ontem.
Um dia ninguém vai lembrar de 22 de abril como aniversário do Descobrimento.

18.4.08

Você já desistiu de aprender alguma coisa com na tal cadeira. É a última que falta pra você se formar (além do TCC) e quer mais é se livrar dela. Passando já tá tranquilo.

Aí você precisa fazer um trabalho em grupo. Escreve umas besteirinhas e dá umas sugestões só pra não dizerem que você não fez nada. Confia na galera que vai formatar o trabalho, que no caso é o projeto de desenvolvimento de um programa de TV.

Aí a porra chega por email e eu me deparo com perólas do tipo:

"O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo."

http://img208.imageshack.us/img208/9539/contekm4.jpg

15.4.08

O cigarro como você nunca viu (e provavelmente não vai ver)

Em uma cena do clássico O Dia em que a terra parou, um senhor aparece na TV dando a notícia que havia um ET entre nós, coisa e tal. Acontece que o cidadão em questão usava um chapéu!
Difícil imaginar um âncora assim? Basta pensar em Churchill ocupando a cadeira de William Bonner.
Bem, os chapéus não são mais vistos nos telejornais, bem como os cigarros.
Cigarros? Sim. Difícil imaginar que se podia fumar num estúdio quando hoje só faltam proibir o fumo nos bares. Ah, não falta mais..
Eu descobri que o teletabagismo era comum quando vi uma reprise de um Roda Viva de 1992, se não me engano, em que o entrevistado era Raul Cortez. Fiquei de cara quando vi que tanto o entrevistado quanto parte dos entrevistadores pontuavam as frases com fumaça.

E eu relembrei isso lendo On camera - o curso de produção de filme e vídeo da BBC, de Harris Watts. No capítulo dedicado à entrevista, entre as sugestões do autor esbarrei no seguinte trecho, que passa raspando no nonsense:


Fumo

Cigarros
Aviso: cigarros podem prejudicar seriamente sua entrevista, bem como seu entrevistado. É um prejuízo ao seu programa - assim como para a saúde - que só aparecerá mais tarde.
Na hora de gravar a entrevista, o fumo pode parecer uma boa idéia. Relaxa o entrevistado, ele fica com algo para segurar, torna-o mais natural. O galho começa quando você tenta enxugar a entrevista na edição. Invariavelmente você descobre que não pode fazer cortes, pois numa tomada ele está com o cigarro na boca e na outra, não, ou vice-versa.
E você também descobre que o cigarro aceso atua como um cronômetro para a aduiência. Ele dá ao espectador uma forma de medir a passagem do tempo na tela, assim se o cigarro aparece menor (ou mesmo maior) após cada edição o espectador poderá perceber melhor o que você tirou ou deixou no programa...

Cachimbos
O cachimbo é mais seguro, inclusive para a saúde. Ao menos o espectador não consegue calcular a passagem do tempo. Embora você possa apostar que, na hora de editar a entrevista, o cachimbo estará em lugares diferentes nas duas tomadas que você quer juntar.

Charutos
Os charutos ficam no meio-termo - dão menos problemas que os cigarros (queimam mais devagar) e são mais trabalhosos que os cachimbos (entram e saem da boca com mais freqüência).

8.4.08

Ódio de rastros

Eu sou basicamente um leitor de livros usados e quando a gente pega um livro que já passou por outras mãos costuma topar com desenhos, sublinhados e toda sorte de ruídos.

Reparo nessas coisas e fico viajando sobre como a pessoa interagiu com a obra, através desses "rastros". Insights revelados através de 'frases de efeito' ou poemas; frases circuladas acompanhadas do significados no dicionário... Aliás, estive lendo "Dialética da colonização", em que todo parágrafo tinha pelo menos uma palavra circulada, com tal fim. Compreensível, já que se trata de Alfredo Bosi, autor de construções como:

"Um erudito estudioso dos rituais hierogâmicos e dos himeneus licenciosos da Grécia arcaica, o filólogo Armando Plebe, demonstrou, em La nascita del comico, como os povos mediterrâneos passaram do gesto franco dos cortejos fálicos, auspiciadores de sementeiras fecundas, ao riso malicioso dos ritos nupciais secretos, para, enfim, explodir em motejos desbocados nas invectivas que pontuam a sátira e a comédia na pólis clássica e alexandrina."

Tem outro, emprestado da Biblioteca Central, que também encontra-se totalmenete poluído. Até aí nada de mais. Então eu leio: "Na televisão, o veículo é a expressão, o meio é definitivamente a mensagem", e noto que o trecho estava sublinhado e havia uma seta apontando para a seguinte expressão, escrita com grafite: "Top 5".

O que a moça (sei que é mulher pela caligrafia) quis dizer? Que é uma das 5 melhores frases do livro? Uma das 5 melhores que ela já leu na vida..?

5.4.08

Fórmula 1?

Acompanhe a tabela de vencedores das 34 provas da Corrida Maluca:

A Quadrilha da Morte –– 4
Caipira Luke e seu urso –– 4
Penélope Charmosa ––4
Peter Perfeito –– 4
Barão Vermelho –– 3
Irmãos Rocha –– 3
O cupê mal-assombrado –– 3
Professor Aéreo –– 3
Rufus Lenhador –– 3
Soldado Meekly e Sargento Bombarda –– 3
Dick Vigarista e Muttley –– 0

É difícil dizer quem seria o campeão da Corrida Maluca porque raramente é mostrada a ordem de chegada após os três primeiros, mas se usarmos a pontuação utilizada na Fórmula 1 para os três primeiros de cada corrida teríamos a seguinte classificação:

1º Irmãos Rocha - 112 pontos
2º Rufus Lenhador - 102 pontos
3º Coupé Assombrado - 98 pontos
4º Quadrilha de Morte - 92 pontos
5º Penélope Charmosa - 86 pontos
6º Max Vermelho 80 pontos
7º Professor Aéreo - 76 pontos
8º Carroça à Vapor - 72 pontos
9º Peter Perfeito - 68 pontos
10º Carro Tanque - 38 pontos
11º Dick Vigarista - 0 pontos

Dick Vigarista consegue vencer uma corrida, mas é desclassificado por ter trapaceado, dando a vitória a Penélope Charmosa.

1.4.08

Não é 1 de abril, hein!

Após dois anos e meio, o Fenart está de volta.

Veja aqui a programação, que na minha opinião não fica a dever a edições passadas, fazendo um balanço geral.

Tirem suas conclusões; façam seus programas.