Pesquisar este blog

15.4.08

O cigarro como você nunca viu (e provavelmente não vai ver)

Em uma cena do clássico O Dia em que a terra parou, um senhor aparece na TV dando a notícia que havia um ET entre nós, coisa e tal. Acontece que o cidadão em questão usava um chapéu!
Difícil imaginar um âncora assim? Basta pensar em Churchill ocupando a cadeira de William Bonner.
Bem, os chapéus não são mais vistos nos telejornais, bem como os cigarros.
Cigarros? Sim. Difícil imaginar que se podia fumar num estúdio quando hoje só faltam proibir o fumo nos bares. Ah, não falta mais..
Eu descobri que o teletabagismo era comum quando vi uma reprise de um Roda Viva de 1992, se não me engano, em que o entrevistado era Raul Cortez. Fiquei de cara quando vi que tanto o entrevistado quanto parte dos entrevistadores pontuavam as frases com fumaça.

E eu relembrei isso lendo On camera - o curso de produção de filme e vídeo da BBC, de Harris Watts. No capítulo dedicado à entrevista, entre as sugestões do autor esbarrei no seguinte trecho, que passa raspando no nonsense:


Fumo

Cigarros
Aviso: cigarros podem prejudicar seriamente sua entrevista, bem como seu entrevistado. É um prejuízo ao seu programa - assim como para a saúde - que só aparecerá mais tarde.
Na hora de gravar a entrevista, o fumo pode parecer uma boa idéia. Relaxa o entrevistado, ele fica com algo para segurar, torna-o mais natural. O galho começa quando você tenta enxugar a entrevista na edição. Invariavelmente você descobre que não pode fazer cortes, pois numa tomada ele está com o cigarro na boca e na outra, não, ou vice-versa.
E você também descobre que o cigarro aceso atua como um cronômetro para a aduiência. Ele dá ao espectador uma forma de medir a passagem do tempo na tela, assim se o cigarro aparece menor (ou mesmo maior) após cada edição o espectador poderá perceber melhor o que você tirou ou deixou no programa...

Cachimbos
O cachimbo é mais seguro, inclusive para a saúde. Ao menos o espectador não consegue calcular a passagem do tempo. Embora você possa apostar que, na hora de editar a entrevista, o cachimbo estará em lugares diferentes nas duas tomadas que você quer juntar.

Charutos
Os charutos ficam no meio-termo - dão menos problemas que os cigarros (queimam mais devagar) e são mais trabalhosos que os cachimbos (entram e saem da boca com mais freqüência).

Nenhum comentário: