Pesquisar este blog

5.6.10

Às vezes acontece de um fato menor, dentro de uma notícia, ser mais relevante do que o próprio fato que mereceu o texto, e não aparece nem no título, no subtítulo ou sequer no lead (primeiro parágrafo).

É o caso desta notícia, que fala sobre um filme que homenageia Lima Barreto, não o escritor, mas o diretor de Os Cangaceiros, premiado em Cannes, da Vera Cruz e tal.

Mas o que mais me chamou atenção foi a descoberta de que Lampião era... poeta! Compôs "Mulher rendeira" e tudo.

Apesar do mito, de tudo o que se produziu sobre Lampião, ainda tem coisa que a gente não sabe sobre o sujeito... Será que é por que só destacam sempre os mesmos aspectos? Faz pensar.

Mas voltando à notícia, por que o repórter não deu ênfase a esse fato? Porque não é novidade. Mas pra mim, e acho que pra muita gente, é. Coisas do jornalismo.

4 comentários:

.ailton. disse...

até meu filho sabe que mulher rendeira foi composta por lampião.

::: Luís Venceslau disse...

Eu sabia q o xaxado tinha surgido com eles, mas dessa música aí não sabia, não..

E eu chorei de rir com aquela entrevista do Nelson Rodrigues. putamerda. "Morreu cantando".. hahahah

Bruno R disse...

luis se refere a esta entrevista: http://colunas.g1.com.br/geneton/ #fikdik

Dina disse...

Ailton já tem filho? Outro fato interessante, e ignorado por todos da História (com agá maiúsculo), é que o avô de Hermano, o editor lá da TV, já viu Lampião passando pela fazenda dela lá de Cajazeiras. Mas só de longe.