Ontem reprovei pela segunda vez na prova do Detran. O capítulo mais recente da novela que já dura 6 meses e 600 reais.
Mas vamos voltar um pouco. Durante as aulas práticas, achei a coisa toda de dirigir muito complicada, chata, estressante. Desânimo total. A sensação era de que, dirigir, só se for o jeito. Também não gostei do instrutor, que, apesar de mineiro, é impaciente. Paciente fui eu que não o "demiti". Enfim. Mas nunca pensei em desistir de tirar a carteira. Paguei, né?
Penando, consegui aprender a fazer meia-embreagem, baliza e garagem. Na pista de treino da autoescola era menos ruim que no trânsito, já que não havia... trânsito, a não ser de outros carros da própria autoescola, e o instrutor aporrinhava menos.
Na hora da prova, eu, Mr. Freeze, tremi. Deixei o carro morrer e bati na baliza, de ré, coisa que não havia feito nem durante as aulas...
Porém, de umas cinco ou seis pessoas que pude acompanhar fazendo a prova no mesmo dia, só um cara conseguiu passar, e era a segunda vez dele. Menos mal, pensei...
Aí vou pro reteste mais confiante. Antes, o instrutor deixou que eu praticasse um pouco sem precisar pagar outra aula, mesmo assim ainda reclamou que demorei muito e não explicou direito o que eu estava fazendo de errado, o puto.
Estava bem mais calmo que da outra vez. Não deixei o carro morrer, mas em compensação trombei com a baliza de frente, tentando alinhar o carro. Bizarro.
Porém observei algumas coisas.
1. Curva da morte - Nas minhas duas tentativas, me mandaram pra mesma baliza, que todos apelidam de "da morte". Eu não entendia por quê, até constatar que ela é a única em que a gente precisa fazer uma curva antes. Nas outras, você segue reto e basta alinhar. E isso parece besteira para motoristas experientes, mas é um fator de dificuldade extra, por precisar fazer a curva e ao mesmo tempo ir deixando o carro no ponto de fazer a baliza, e ainda por cima num espaço duas vezes mais estreito ao que nos acostumamos na pista da autoescola...
2. Bater na baliza não mata, ensina a viver - O que vocês despeitados veem como fracasso eu vejo como um alerta. A forma como bati naquela baliza ontem é prova de, mais do que imperícia, imprudência e desatenção absurdas. Absurdo seria permitir que alguém saísse dirigindo assim por aí. Agi como alguém que confunde solução pra lente de contato com colírio e só vai descobrir a confusão depois que o olho tá ardendo. Neste caso, você aprende a sempre ler o rótulo antes, mas no trânsito, pode ser bem mais traumático. Em outras palavras, melhor bater na baliza do que no para-choque de alguém, né? Melhor e mais barato. Apesar de setenta contos não serem desprezíveis.
Bom, rumo à terceira tentativa. Setembro é logo ali. Independência ou ônibus.
4.8.10
(auto)escola da vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
cara esse post me ajudou previamente sinto que serei um fracasso ao volante mas desde já sinto conforto obg por tudo bjks
Setenta e cinco reais? Eu pensava que era cinquenta...
Acho que vou continuar com o ônibus por mais algum tempo!
Pero tú puedes corazón! Yo sé que si.
era 50, mas disseram que aumentou pra setenta (e nao me venham com "setenta ateh conseguir", por favor)
Bem vindo ao clube dos desatentos :)
O problema não é perder a prova teórica ou prática, q vc estuda e aprende, pratica, mas sim o psicotécnico. Aí é passar recibo de inapto, de burro mesmo.
Post do tipo quebrei a unha.
Essas provas são tudo frescura. Tem gente que passou nisso aí e não sabe dirigir até hoje. Tem analfabeto que tem CNH e dirige muito bem. Mas se o teu instrutor deixa tu fazer os exercícios em um espaço maior do que o da baliza do dia da prova, ele é um puto. devia ser o contrário, pra na hora da prova ficar mais fácil.
Qq coisa, experimente categoria A. É muito mais legal.
Luis perdeu o psicotécnico? O.o
hahahaah Eu mesmo não. Passei de primeira. Nas três. =D
Postar um comentário