Pesquisar este blog

4.8.10

(auto)escola da vida

Ontem reprovei pela segunda vez na prova do Detran. O capítulo mais recente da novela que já dura 6 meses e 600 reais.

Mas vamos voltar um pouco. Durante as aulas práticas, achei a coisa toda de dirigir muito complicada, chata, estressante. Desânimo total. A sensação era de que, dirigir, só se for o jeito. Também não gostei do instrutor, que, apesar de mineiro, é impaciente. Paciente fui eu que não o "demiti". Enfim. Mas nunca pensei em desistir de tirar a carteira. Paguei, né?

Penando, consegui aprender a fazer meia-embreagem, baliza e garagem. Na pista de treino da autoescola era menos ruim que no trânsito, já que não havia... trânsito, a não ser de outros carros da própria autoescola, e o instrutor aporrinhava menos.

Na hora da prova, eu, Mr. Freeze, tremi. Deixei o carro morrer e bati na baliza, de ré, coisa que não havia feito nem durante as aulas...

Porém, de umas cinco ou seis pessoas que pude acompanhar fazendo a prova no mesmo dia, só um cara conseguiu passar, e era a segunda vez dele. Menos mal, pensei...

Aí vou pro reteste mais confiante. Antes, o instrutor deixou que eu praticasse um pouco sem precisar pagar outra aula, mesmo assim ainda reclamou que demorei muito e não explicou direito o que eu estava fazendo de errado, o puto.

Estava bem mais calmo que da outra vez. Não deixei o carro morrer, mas em compensação trombei com a baliza de frente, tentando alinhar o carro. Bizarro.

Porém observei algumas coisas.

1. Curva da morte - Nas minhas duas tentativas, me mandaram pra mesma baliza, que todos apelidam de "da morte". Eu não entendia por quê, até constatar que ela é a única em que a gente precisa fazer uma curva antes. Nas outras, você segue reto e basta alinhar. E isso parece besteira para motoristas experientes, mas é um fator de dificuldade extra, por precisar fazer a curva e ao mesmo tempo ir deixando o carro no ponto de fazer a baliza, e ainda por cima num espaço duas vezes mais estreito ao que nos acostumamos na pista da autoescola...

2. Bater na baliza não mata, ensina a viver - O que vocês despeitados veem como fracasso eu vejo como um alerta. A forma como bati naquela baliza ontem é prova de, mais do que imperícia, imprudência e desatenção absurdas. Absurdo seria permitir que alguém saísse dirigindo assim por aí. Agi como alguém que confunde solução pra lente de contato com colírio e só vai descobrir a confusão depois que o olho tá ardendo. Neste caso, você aprende a sempre ler o rótulo antes, mas no trânsito, pode ser bem mais traumático. Em outras palavras, melhor bater na baliza do que no para-choque de alguém, né? Melhor e mais barato. Apesar de setenta contos não serem desprezíveis.

Bom, rumo à terceira tentativa. Setembro é logo ali. Independência ou ônibus.

7 comentários:

Laíza disse...

cara esse post me ajudou previamente sinto que serei um fracasso ao volante mas desde já sinto conforto obg por tudo bjks

Luara Schamó disse...

Setenta e cinco reais? Eu pensava que era cinquenta...
Acho que vou continuar com o ônibus por mais algum tempo!
Pero tú puedes corazón! Yo sé que si.

Bruno R disse...

era 50, mas disseram que aumentou pra setenta (e nao me venham com "setenta ateh conseguir", por favor)

C. Maria disse...

Bem vindo ao clube dos desatentos :)

::: Luís Venceslau disse...

O problema não é perder a prova teórica ou prática, q vc estuda e aprende, pratica, mas sim o psicotécnico. Aí é passar recibo de inapto, de burro mesmo.

.ailton. disse...

Post do tipo quebrei a unha.

Essas provas são tudo frescura. Tem gente que passou nisso aí e não sabe dirigir até hoje. Tem analfabeto que tem CNH e dirige muito bem. Mas se o teu instrutor deixa tu fazer os exercícios em um espaço maior do que o da baliza do dia da prova, ele é um puto. devia ser o contrário, pra na hora da prova ficar mais fácil.

Qq coisa, experimente categoria A. É muito mais legal.

Luis perdeu o psicotécnico? O.o

::: Luís Venceslau disse...

hahahaah Eu mesmo não. Passei de primeira. Nas três. =D