Pesquisar este blog

29.10.10

Alô povão agora é sério!




No primeiro turno nem votei em Ricardo Coutinho (e sim em Nelson Júnior), mas sempre quis que ele ganhasse. E agora mais do que nunca. Tanto quanto torci por Lula, só que agora tá mais imprevisível que 2002. Tô com o Mago e não abro, não só pelos méritos dele, mas pelos deméritos do adversário, e daí este post-apelo.

Se você vota em Zé, eu respeito. Mesmo sendo incontestável que ele é um administrador muito menos competente e responsável que o socialista e, além disso, cínico (nega que tenha produzido os panfletos, por exemplo). A campanha vermelha neste segundo turno é uma baixaria inimaginável, beirando o fantástico.

Mas eu não desmereço o voto de ninguém. Mesmo. Por isso eu discuto, mas não tenho a pretensão de fazer ninguém mudar de opinião. O que eu quero fazer é um pedido a quem tá indeciso ou prefere o Girassol mas, pelo feriado ou outra razão, não tá lá muito disposto a encarar a urna. Por favor, vote. Ou, se não der, pelo menos convença outras pessoas a votar.

E aqui não se trata (apenas) do clichê repetido por todo candidato que tá atrás nas pesquisas, "Se você vai votar em mim, consiga mais um, dois votos..." O duelo paraibano tem peculiaridades que exigem mais, por parte do cidadão, do que simplesmente marcar presença na seção eleitoral.

Quem acompanhou as apelações do candidato do PMDB, principalmente nesta semana, sabe que, daqui pra domingo, a coisa só tende a piorar. O aumento pomposo e absurdo, dadas as circunstâncias, pras polícias civil, militar e bombeiros, é a principal. Afagar os policiais, além de atrair os seus votos e de seus familiares, ainda é perigoso por que são eles que vão fazer a segurança do pleito! Será que a corporação vai ter isenção para coibir crimes eleitorais praticados pela turma que apoiam?

Mas Maranhão também acabou de convocar aprovados em concursos da PM e da Saúde. E foi só RC dizer que ele não investia em Ciência e Tecnologia que a UEPB publicou edital de R$ 2,5 milhão pra projetos de pesquisa.

Ótimo. Se não fosse a dias da eleição! Mas, repito, o pior ainda está por vir. Já tivemos os panfletos jogados por helicóptero, no Sertão. Ricardo disse, pelo twitter (@realrcoutinho), que pessoas vestidas de laranja estavam prometendo dinheiro em troca de voto e, se eles não recebessem até o dia 31, "poderiam votar no outro"...

A coisa tá feia. E eu acho que nós, de alguma forma, podemos oferecer um antídoto contra essas práticas, em alguma medida. Todo mundo conhece alguém no interior. Converse, ligue, deixe scrap. Diga pra não acreditarem em qualquer besteira que falem (e vão falar, sem dúvida) pra atingir Ricardo. Não estou pedindo pra ninguém tentar convencer os eleitores de Zé a mudar de lado - a menos que eles tenham decidido isso baseados em alguma mentira. É blindar o Girassol, agora, e correr pro abraço, depois. Espero vocês no Busto domingo à noite.

5 comentários:

L. de Liuba disse...

apelar? é, é apelar, mas é válido. concordo que tem quem não saiba o tamanho do absurdo que tem acontecido por aqui. temo mesmo pelo que vai ser da eleição, temo mais ainda pelo que poderia ser depois - caso rolasse de ricardo não ganhar. não quero contar com a possibilidade, como não quero contar com que dilma não ganhe. eu realmente gosto demais do estado e do país pra cogitar essas opções... #40. a gente se encontra domingo!

eu disse...

O problema, Liuba, é que essas medidas que Zé tem tomado, alem de ser apelaçao pra ganhar, ao mesmo tempo já são uma sabotagem ao futuro governo de RC, caso ele perca. E imagina se realmente o véi perde, o q ainda pode rolar até o dia 31 - de dezembro...

::: Luís Venceslau disse...

Os Maranhistas tão mesmo desesperados. Já soube de caso de funcionário aqui em Jpessoa que MORREU tamanho o estresse da campanha. Em Campina, o Prefeito anda num estado lamentável, licenciado, correndo a periferia a pé, tentando emprestar o carisma dele pra Zé. No primeiro turno as pessoas ficaram nas calçadas até de madrugada esperando "alguém" passar, trazendo "alguma" coisa.. É a campanha mais suja e raivosa q eu já vi, e olha q eu nem me ligo tanto nisso.

ailton disse...

eu confesso que estou pasmo com esse texto. tu nunca foi de fazer isso assim, de forma tao veemente.

Bruno R disse...

o cabeludo n tem moral nenhuma em CG, luis :P