Pesquisar este blog

17.8.08

O jornalista e escritor Ivan Lessa disse que a cada 15 anos o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. No caso das olimpíadas, é pior: ninguém lembra de quatro anos atrás!

Escrevo isso baseado nos comentários recorrentes de que nossa delegação é um fracasso, só ganha bronze e que Pequim será nosso maior fiasco em todos os tempos. Lembrai-vos de Sidney 2000, onde não ganhamos nenhum ouro, quando podíamos ter sido campeões no Iatismo, Tênis, Futebol, Vôlei... Da seleção de Luxemburgo a Baloubet de Rouet, todos falharam.

Agora, temos já um ouro garantido. Aliás, o primeiro da história da natação pátria: Ciello é o mais rápido do mundo na piscina.

O que se pode esperar do Brasil é isso mesmo, com nossa estrutura débil e pouca tradição. Não entendo porque as pessoas insistem em esperar que façamos frente a Estados Unidos e China. Em algumas modalidades pouco a pouco vamos melhorando, como ginástica e handebol. Em outras já somos potências, caso do vôlei.

Se ainda somos verdes, por outro lado temos uma certa vocação pra amarelar, não dá pra negar. Vejamos o que escrevi em setembro de 2004:


Os quatro maiores fiascos do Brasil em Atenas

Bimba - Podendo chegar em terceiro, para ser Ouro, ou até em 15o, na última regata da classe Mistral, pra ficar com o Bronze, chegou em 17o e ficou em 4o lugar no geral.
Daiane - Favorita no Solo, "aterrisou" mal duas vezes, inclusive saindo do tablado em uma delas. Ficou em quinto.
Jadel Gregório - Um dos grandes favoritos no salto triplo, não chegou nem perto da sua melhor marca e amargou o quinto lugar.
Seleção feminina de vôlei - Vencendo por 24 a 19 no quarto set, permitiu que as russas virassem. E ainda tiveram boas chances de fechar a partida no terceiro e quinto sets. Na disputa do Bronze, perderam novamente, dessa vez pra Cuba, quebrando a sequência de duas medalhas olímpicas seguidas na categoria.

Em tempo: Bimba tá aí de novo na prancha a vela, comendo pelas beiradas, sem banca de favorito, como em Atenas.
Daiane aterrissou fora do tablado e ficou em sexto.
Jadel e o vôlei feminimo continuam favoritos, como em Atenas. Vamo ver no que vai dar.

8 comentários:

Mythus disse...

A memória do brasileiro não alcança muitos anos. Vide eleições. Uma pessoa pode ter um mandato eletivo para prefeito terrível por quatro anos, depois ser reeleito por outros quatro e, com dois anos de mandato, pode ser eleito senador ainda que em nenhum momento de sua carreira política tenha feito o mínimo aceitável.

Já o caso das olimpíadas não se deve levar com tanta seriedade. Afinal de contas, faz parte do circo que a raça humana precisa (junto com a copa) para não entrar no caos, visto que nem sempre se pode ter o pão.

Bruno R disse...

o caso da politica é um pouco mais complexo. as pessoas sabem o que eles fazem, mas perdoa-se por alguma razao. "rouba mas faz".

::: Luís Venceslau disse...

Pelo menos o vôlei feminimo tá mais coeso nessa olimpíada. Na outra era inconstante demais, meio bizonho, parecia q ganhava na sorte.. Tanto q fez o q fez naquele jogo, com a vitória nas mãos.

Oq tb ajuda a ferrar o Brasil é a pressão q a Globo coloca. Dizem q fulano já tá ganhou, q é favorito, tipo Tiago Pereira, João Derli e Diego Hipolito, a Daiane dessa olimpíada.

Anônimo disse...

O que não entendo é o "país do futebol" passar aquela vergonha contra a Argentina hoje. Affe.

O vôlei é algo que me deixa feliz em ver ainda, só isso.

Isabella Araújo (Zabella) disse...

Não suporto a babação com Tiago Pereira. E aquela partida de vôlei contra a Rússia, do jeito que foi, não sei se é pior ou melhor esquecer mesmo, quase morro do coração. Mas, realmente, parece que quando a coisa é pra valer, o angu desanda. Que coisa, né? Ao menos duas importantes conquistas: o ouro na natação e o bronze no judô feminino. E rezem a todos os anjos pro futebol feminino ser ouro!!!
E olimpíada é tudo o que há...

Isabella Araújo (Zabella) disse...

que tristeza!!!

Bruno R disse...

hehehe mas valeu o ESPETACULO. Alem, claro, das galvanices de sempre. A PRATA MAIS BONITA DAS OLIMPIADAS.

Anônimo disse...

o que tá faltando no brasil é chicote, isso sim. mané ficar chorando, rapá. fecha a cara e se concentra, p....!
(...)
ufa, pronto. melhorei.