Pesquisar este blog

21.12.06

Rick Falkvinge, ex-funcionário da Microsoft, fundou no início do ano o Piratpartiet, o Partido Pirata sueco. Nas eleições de setembro, a legenda obteve 35 mil votos, o suficiente para conseguir uma cadeira no parlamento sueco, não fosse a cláusula de barreira local. Mas outros partidos que defendem a descriminalização geral e irrestrita de downloads estão sendo organizados na França, Bélgica, Itália e Espanha, entre outros países da Europa. Esses partidos vêm se organizando para ganhar espaço nas eleições do parlamento europeu, em 2009. A última edição da Superinteressante traz uma entrevista com Falkvinge.

- É praticamente consenso que a indústria fonográfica cobra caro demais pelos CDs. Mas, se como o Partido Pirata propõe, a cópia e a distribuição de músicas forem totalmente liberadas, como as gravadoras vão ganhar dinheiro e sobreviver?
- O modelo de negócio das gravadoras ficou obsoleto. Basicamente, o negócio delas é transportar informações de um lado para outro, usando discos como meio. Acontece que esse serviço perdeu o valor, pois agora qualquer pessoa pode transmitir e receber informações digitais via internet. Se as gravadoras conseguirem mudar e oferecer alguma coisa que tenha valor dentro da nova realidade, vão sobreviver. Caso contrário, vão acabar – da mesma maneira que, ao longo da história, setores inteiros da economia foram extintos pela chegada de uma nova tecnologia.
Mas, na realidade, esse debate não importa. O que realmente está em jogo é o seguinte: hoje, as violações dos direitos autorais acontecem na esfera privada. Não há qualquer diferença entre os bits que formam uma música e os bits que formam uma mensagem enviada ao seu médico particular. Tecnicamente falando, eles são idênticos. Então, para defender os direitos autorais, é preciso monitorar todas as comunicações privadas. A questão não é “os artistas devem ser pagos quando eu mando músicas para os meus amigos?” Na verdade, a pergunta é: “Os artistas devem ser pagos, mesmo que para isso todas as comunicações privadas tenham de ser abertas e examinadas pelo governo?” Porque essa é a conseqüência. A única maneira de preservar os direitos autorais, como eles são hoje, é abolir a privacidade e criar um estado policial. Os piratas entendem isso. Os políticos não. É loucura sacrificar um dos pilares da democracia (a privacidade nas comunicações particulares) para proteger o modelo comercial desatualizado da indústria do entretenimento.

- Mas a privacidade na Internet é um direito absoluto? Ou existem situações em que ela deve ser quebrada, como o combate a terroristas e à pornografia infantil?
- Nós não achamos que a privacidade deva ser absoluta. Mas ela tem que ser a norma da sociedade. O governo pode violar a privacidade dos suspeitos de crimes graves. Mas não pode violar a privacidade de todo mundo, todo o tempo. Quem não é suspeito de crimes graves (para os piratas, download de música não é crime) deve ter a sua privacidade defendida.

9 comentários:

Anônimo disse...

e a prova foi boa?

Anônimo disse...

Eu já cheguei a pensar que gravadoras, distribuidoras e outros intermediários poderiam sumir, agora não fica tão claro. É claro que a função técnica de gravar se tornou acessível a muita gente, e a distribuição pela internet é aparentemente simples.

O problema é a tendência que vemos da coisa se transformar numa economia da atenção, onde a atenção da pessoa, em meio a tanta informação, é mais escassa e mais valiosa que seu dinheiro. Aí entra marketing, canais de distribuição, "marcas" (que é mais marketing), etc etc. O rei está morto, vida longa ao rei.

Anônimo disse...

E deveriam fundar um partido Jedi. Eu me filiaria.

Anônimo disse...

é uma boa pontuação mesmo. Recebeu o e-mail sobre o de jornalismo?

Anônimo disse...

Oi!
Tou super aliviada! Mas e' bem como vc falou: ando meio sem saber o que fazer com o tempo livre.
Aqui, ainda bem, eles so leem. E depois, se precisar, eles pedem pra fazer correcoes.
Valeu pelas dicas de servidor!
Feliz Natal pra vc e pras suas androides!!
Beijinhos

Anônimo disse...

bjo

Anônimo disse...

então fudeu q a inscrição era só até ontem.

Anônimo disse...

help. i need somebody. ontem caí e não consegui me reerguer, foooda. opa. fooogo. :)

Bruno R disse...

pode ser foda tb